segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Erro inadmissível


A imprensa (escrita e televisiva) no Brasil, quando a pessoa tem dois prenomes só mencionamos prenomes e esquecem o sobrenome como se o segundo prenome valesse pelo prenome.Ex: Luis Antonio de Moura, raramente é mencionado com o sobrenome, o mais comum é ser citado como Luiz Antonio. Ora, o que distingue as pessoas é o seu sobrenome ou nome de família, quem só tem prenome é bicho. Fernando Henrique Cardoso, quando era presidente do Brasil ou era citado como FHC ou Fernando Henrique. Um amigo meu quase não identificou tratar-se do nosso então presidente quando certa vez  ouviu na TV francesa a notícia de que o nosso presidente faria uma visita oficial à França porque foi citado como Senhor (monsieur)Cardoso. Até os Colunistas sociais que,vez por outra mencionam que fulano é de tal ou qual família tradicional,etc., têm incorrido nesse erro, às vezes acho que como eles conhecem aquelas pessoas que saem na fotos de suas colunas supõem então que todos devem conhecer também os sobrenomes. Esquecem que quem escreve para jornal ou revista está fazendo história e que aquela matéria poderá fazer parte de uma pesquisa 20 ,30 ou 60  depois e aí, como então serão identificadas as pessoas mencionadas apenas pelos respectivos prenomes ?

4 comentários:

  1. Isso é um problema crônico, Eudes. Este tipo de gente quando vai para o exterior sofre tanto.

    E o que você acha dessa "moda" da imprensa brasileira onde os próprios jornalistas ao entrevistarem pessoas importantes como presidentes, embaixadores, esquecem de usar o pronome de tratamento adequado e tratam o entrevistado como você? A tevê Globo é rainha nisso.

    Acho que este assunto daria um outro artigo no seu blog.

    Aliás, parabéns pelo blog. Meta a boca no trombone, rs.

    Martins Jr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Caro Martins,obrigado pelo seu comentário ! Na verdade eu já tenho um texto criticando esse excesso de falta de cerimônia de alguns jornalistas, notadamente os da Globo que teoricamente ,prima pelo alto padrão do trabalho de seus profissionais. Estarei postando esse texto nos próximos dias,então olho vivo,rsrsrsrsrs !!!
      Abraço,

      Eudes




      Excluir
  2. Então, aguardamos ansiosamente pela "lapada", hehehe.

    Martins Jr.

    ResponderExcluir